domingo, 9 de março de 2014

REFLORESTAMENTO



        Reflorestamento, consiste em reimplantar em áreas degradadas, desertificadas ou semi desertificadas, especies de plantas características do bioma de um determinado local a fim de que seja restabelecido a biodiversidade e o equilíbrio do ecossistema.
A empresa GALVANI, que faz prospecção e exploração de minério no município de IRECÊ - BA, faz de forma responsável a recuperação das áreas degradadas com replantio de plantas do bioma respectivo da região. Também faz doação de mudas para comunidades que desejam desenvolver projetos de reflorestamento ou mesmo revitalização de praças publicas.
Observa-se dentro do contexto nacional, o domínio do capital financeiro e das empresas transacionais sobre a agricultura. O cultivo de eucalipto e pinos considerados mono cultivo homogeneizadores da biodiversidade e de fins absolutamente comerciais, tem confundido a sociedade com os "DESERTOS VERDES" promovidos por empresas madeireiras. A sociedade quase que de forma integral, não percebe que o reflorestamento industrial mantem a diversidade condicionada a uma especie e reduz a biodiversidade, isso implica dizer que, tudo o que for mono cultivo em escala, leva a um processo de negação da agrobiodiversidade.
É preciso desenvolver uma resistência social contra a expansão do capital no campo. Não vamos confundir o plantio, absolutamente comercial com reconstruir a mata nativa ou repô-la.

fonte: Brasil de Fato.

Veja também fotos do bioma caatinga.
                                                                                                                                                                                                                                













Nenhum comentário:

Postar um comentário