domingo, 25 de agosto de 2013

Intemperismo


Intemperismo, também conhecido como meteorização, fenômeno de ações físico e químico que leva à degradação e enfraquecimento das rochas.



Aparentemente, o titulo da postagem nada tem a ver com este reservatório de água, que tem capacidade de acumular aproximadamente 300 mil litros.Mas através do processo de intemperismo foi possível realiza-lo.Usando-se o processo de aquecimento e resfriamento da rocha, o sr. Edgar de Castro Dourado,na década de 70, em razão da seca que é comum nesta região, fez esta obra em sua fazenda, no povoado de Mulungu, município de America dourada. O trabalho foi feito em etapas no decorrer de 3 anos.O processo consistia em  acumular grande quantidades de madeira sobre o rochedo e queima-la para aquecer a rocha, depois de aquecida fazia-se o resfriamento com água, o que provocava choque térmico e a fragmentação da rocha.Na sequencia retirava-se a pedras de forma manual para concluir o trabalho. Essa é mais uma historia de brasileiros que não desistem nunca.


Veja também, toca usada por índios que habitaram esta região.











Fotos: arvores da caatinga. .



















quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Imagens

Imagens, formas e contornos, vistos através de uma teleobjetiva.

A natureza nos surpreende, quando em sua sutileza ou de um modo natural, se apresenta diante de nossos olhos com formas que não compreendemos, embora tenha sempre um autor anonimo.

Observe as imagens tiradas em Gameleira, município de João dourado-Bahia.



Seria um totem?







Nestas imagens,a rocha é delineada em forma de uma cabeça humana.









Veja também:






                                          Dê assas à sua imaginação.








terça-feira, 20 de agosto de 2013

AGRICULTURA IRRIGADA


A agricultura irrigada na micro região de Ireçê, depende diretamente das reservas hídricas subterrâneas.
A agricultura nesta região do semi-árido imprime pressão sobre os recursos naturais, cujos efeitos atingem, de modo particular o solo e a água. A acidez e a contaminação são visíveis e marcantes O problema se agrava quando se atenta para o fenômeno evapotranspiração, que no semi-árido tem uma importância crucial. Isso influencia na propensão á salinização.
a agricultura do semi-árido caracteriza se como uma atividade subordinada à industria, quer como consumidora  de produtos, quer como fornecedora de matéria prima. Nesse particular, as politicas publicas tem-se revelado ainda insuficiente para adequada proteção e conservação dos recursos naturais.


Veja também;
 Perfuratriz de poco artesiano.










Exploração desordenada da água do subsolo, fez com que o lençol freático abaixasse, algo em torno
 de, 30 a 40 metros da superfície do solo. Talvez isso tenha contribuído para a morte de grandes arvores desta região. veja fotos:












quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Gruta dos Brejões

Comunidade Quilombola, Gruta dos Brejões, auto reconhecida oficialmente em 13 de dezembro de 2006, através da certidão emitida pela Fundação Cultural Palmares.(registro de numero 766, fl. 77, no livro de registro - 007).

Quando do reconhecimento, existiam 39 famílias na comunidade. Hoje, esta população está reduzida em razão da migração dessa gente. A economia do lugar provem do bolsa família, da agricultura intermitente e da pequena criação de gado caprinos e bovinos.







ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL
Gruta dos Brejões Vereda do Romão Gramacho:
Extensão: 11.900 ha
Localização: Bacia do rio Jacaré.
Limites: abrange parte dos municípios de Morro do Chapéu, João Dourado e São Gabriel.

Esta é a maior caverna da America Latina - com cerca de 8 km 
de extensão e 100 m de altura.









RELIGIOSIDADE:
Uma parte da gruta funciona como santuário. No seu interior há um altar de pedras onde se faz adoração à Nossa Senhora dos Milagres, o que atrai romeiros , principalmente nos dias 12,13,14 e 15 do mês de agosto.









Uma cruz, no alto do morro identifica o  cemitério local, que por sinal é de extrema simplicidade.





Observa-se que há pouco investimento no potencial humano, para garantir ocupação e geração de renda dessa gente. Também, falta aplicação de politicas publicas, que são reconhecidos pela, Fundação Palmares.
Como o direito de habilitarem se ao programa minha casa minha vida.

Ainda existe isso!





Veja mais fotos: