sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Mutantes



Biologistas e cientistas modernos estudam trabalhos científicos do seculo dezenove, no intuito de aprender algo novo na história da biologia.
Embora muitos contestem a teoria da evolução dos seres vivos, vivemos em um mundo de princípios Darwiniano. Precisamos de novas vacinas para gripe todo ano, pesticidas para insetos resistentes que estão dizimando plantações, cólera malaria e tuberculose estão voltando. O homem em parte tem contribuído de forma favorável para o aumento dessas doenças - são grandes aglomerações de pessoas vivendo em espaços reduzidos e sem saneamento básico adequado, ausência do poder publico, marginalização e discriminação das classes menos favorecidas (pobre), corrupção, desvios de verbas estaduais e federais, etc. Enquanto isso vírus e bactérias estão se tornando auto resistentes, organismos que antes se combatiam com doses de penicilinas hoje, não podem ser mortos atualmente com essa droga. Estafilococos do mundo em 1941 eram suscetíveis à penicilina. Em 1944, apesar de pouca penicilina ter sido usada em hospitais 25% se tornou resistente. Em 1947, quando foi muito usada nos hospitais para tratar pneumonia, pneumococo e infeções, havia 75% de resistência. Hoje esses organismos não podem ser mortos com penicilina atualmente. Se por um lado os organismos vivos mutam suas estruturas genética rapidamente, o homem ainda conserva 95% da sua genética o que o faz voltar a idade da pedra.
Concluindo, enquanto uns buscam soluções para os problemas que afligem a humanidade outros, exercem seus podres poderes.

Veja fotos não relacionadas à matéria. 












sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

MODISMO



Tal qual ondas do mar no seu vai.vem, são também nossos comportamentos em relação a certos conceitos culturais e sociais.
No verão usamos roupas leves, claras e coloridas e no inverno roupas em tons mais escuros, espessas, ainda que elegantes; ano após ano o ciclo se repete.

O racismo no brasil é coisa das antigas, desde a formação das primeiras sociedades, não falo das sociedades indígenas mas sim das que se diziam civilizadas, vindas de Portugal, lá pelos anos de 1549.
Ainda hoje, o racismo é latente em nossa sociedade embora, muitas vezes se apresente de forma sutil ou desapercebida mas, basta uma " personalidade" ser ofendida com uma expressão carregada de preconceito racial e a coisa toma uma dimensão como se a questão fosse nova, o que não é. A imprensa e a sociedade por sua vez disseca o tema até que surja um fato mais novo para novamente gastar se tempo em discussão e blá blá. Assim, vamos seguindo em vã filosofias que nos ajudam a viver.


Veja fotos não relacionadas ao texto:










segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A morte de jovens negros

" A morte de um jovem negro causa menos impacto do que a morte de um jovem branco."


Esse foi um dos questionamentos abordado pela pesquisa realizada pelo DATA Senado e apresentada em audiência publica no debate sobre o Extermínio de Jovens Negros.
Argumento perverso e racista mas, que não deixa de ser uma verdade explicita em nossa sociedade desigual.

Jovem adolescente é morta por traficantes em bairro de periferia da cidade de Salvador. Reportagem sobre esse assunto foi noticiado pela TV BAHIA, na edição do jornal do meio dia de hoje, onde também foi mostrado fotos dos suspeitos do crime os quais são de cor negra.
Este é mais um caso de violência urbana e uma jovem é morta por estar em uma zona de conflito onde, impera a politica do trafico; o terror.

Fatos como esse acontece quando as politicas de repressão ao trafico falham. A ineficiência da segurança publica trás como consequência aumento na taxa de homicídios e já ocupamos o sétimo lugar no mundo em homicídios.
o numero de homicídios que ocorrem no Brasil equivale ao numero de baixas em uma guerra civil e quem sobreviver a essa guerra terá o direito de contar o final dessa história.


Fotos não relacionadas à matéria.















domingo, 9 de fevereiro de 2014

Fotografia





" A câmara não faz diferença nenhuma todas elas gravam o que você está vendo. mas você precisa ver"(
Ernest haas ).

Não sei quando essa frase foi expressada pelo então Ernest Haas, mas com o avanço na tecnologia de fabricação de maquinas fotográficas elas são hoje mais do que isso. Através de efeitos de filtro obtêm se imagens totalmente diferentes do que se vê realmente.

Confira o efeito de filtro nas fotografias da paisagem da caatinga.